Quem Somos

A Biotran, inscrita sob CNPJ 04.910.069/0001-03, I.E: Isenta, com sede a Rua Tatuin, 447, Cep. 37130-000, Alfenas-MG, atua principalmente num setor específico do agronegócio, a Reprodução Animal. Exerce suas atividades em quatro setores que se interrelacionam dentro da empresa:

  • 1 - Capacitação profissional, com cursos específicos para profissionais do setor, sendo a principal empresa difusora de tecnologia na área de reprodução animal no Brasil;
  • 2 - Pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, gerando conhecimento e novas tecnologias;
  • 3 – Biotécnicas da reprodução, prestando serviços de produção de embriões convencional e in vitro (PIVE), além de outras tecnologias associadas;
  • 4 – Consultoria e Assistência na área de reprodução de bovinos, para produtores e empresas.
 
Histórico

A Biotran foi fundada em setembro de 1994, quando um dos seus proprietários, para atender a demanda por capacitação profissional específica na área de reprodução animal, pelos profissionais de medicina veterinária no Brasil. Pretendia combinar a expertize acadêmica à atuação profissional a campo neste setor.

A década de 90 foi especialmente interessante para as biotécnicas relacionadas a reprodução. No Brasil, a aplicação da Transferência de Embriões (TE) evoluia a passos largos, com incrementos superiores a 20% ao ano. Situação que não passou desapercebida a récem criada empresa, que além de atuar neste setor prestando serviços, apenas na segunda metade desta década capacitou 87 profissionais, em 12 turmas, para a atuarem exercendo atividades relacionadas TE. Nestes últimos 19 anos foram realizados 506 cursos e capacitados 5.132 profissionais. A formação acadêmica dos profissionais da Biotran, a atuação destes em PD&I e também diretamente em atividades de Campo, proporciona grande diferencial para os profissionais aqui capacitados. É garantia de contato com inovações tecnológicas e tendências de Mercado, item de suma importância para quem pretende exercer atividade num ramo em constante e rápida evolução como a Reprodução Animal.

Na primeira década do século XXI vieram algumas transformações. Reconhecida pelo sucesso na prestação de serviços e da difusão de tecnologia, com os cursos na área de reprodução de bovinos, a Biotran cresceu e atraiu o interesse de outras empresas que atuam neste mesmo setor. Surgiram as primeiras demandas para projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), principalmente testes de eficácia e segurança e registro de produtos veterinários no MAPA. A qualidade e eficiência da equipe, principalmente na elaboração da metodologia dos projetos, ainda com apenas cinco profissionais, levou à rápida evolução nesta área de atuação, que hoje está entre as principais atividade da empresa, tendo como clientes as principais industrias farmaceuticas do País. Com tudo isto, a parceria já existente com outras Instituições de Ensino e Pesquisa se consolidou. Nos últimos cinco anos foram mais de 20 projetos de pesquisa e desenvolvimento concluídos. Este período colocou a empresa, não somente como difusora, mas também como geradora de conhecimento, tecnologia e inovação.

Atenta às mudanças do mercado, em 2006 adquiriu uma propriedade rural que foi transformada em Central de Biotecnologia e 2009 inaugurou seu próprio Laboratório de produção de embriões in vitro (PIVE) para atender demanda de criadores e de projetos específicos. Possui um rebanho de mais de 1000 fêmeas que são utilizadas como receptoras de embrião, para a prática dos cursos e material biológico para realização dos projetos. Hoje a Biotran se orgulha de ser referência nacional em geração e difusão de tecnologia e contribuir de forma efetida para desenvolvimento do Agronegócio no Brasil.

 
 
 
 
 
 
Rua Tatuin, 447 - Resid. Teixeira - 37132-346 - Alfenas/MG - Tel.: (35)3291-4762